Filmes de acordo com os perfis comportamentais

Para cada perfil, há características e competências socioemocionais diferentes que fazem com que a pessoa enxergue a realidade de forma única.

Cada filme selecionado correlaciona sua narrativa com as principais características do perfil comportamental em questão.

4 filmes para EXECUTORES

Os executores são conhecidos pela qualidade do seu serviço e competitividade. São ágeis, gostam de desafios e tem muita energia para conseguir alcançar o resultado.

As histórias selecionadas abaixo são exatamente trajetórias que contam com personagens fortes em busca de seu objetivo. Confira:

1. Rocky: um Lutador (1976)

Rocky Balboa, um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para substituir um atleta e enfrentar o campeão invicto dos pesos pesados, Apollo Creed.

Durante o treinamento, com o mal-humorado Mickey Goldmill, Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian, a invisível irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.


2. Tropa de Elite (2007)

Em Tropa de Elite, o dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

3. O Lobo de Wall Street (2013)

Em 1987, Jordan Belfort torna-se um corretor de ações em uma empresa estabelecida em Wall Street. Seu chefe, Mark Hanna recomenda que ele adote um estilo de vida cheio de drogas e luxúrias, a fim de ter sucesso. Ele passa no Exame Série 7 e ganha sua licença de corretor, e em seu primeiro dia como corretor, a empresa que trabalha quebra.

4. Um senhor estagiário (2015)

Um Senhor Estagiário acompanha Jules Ostin (Anne Hathaway), uma criadora de um site bem-sucedido de vendas de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro) aos 70 anos.

5. O diabo veste Prada (2006)

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

4 filmes para COMUNICADORES

Comunicadores são pessoas que gostam de inovar. Suas principais características estão na criatividade, no otimismo e na capacidade de conectar-se com as outras pessoas.

Por isso, em sua lista de filmes aparecem histórias que trazem uma verdadeira lição de vida e que acabam com aspectos positivos e mensagens alegres.

1. A Vida é Bela (1997)

Durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista.

Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

2. Intocáveis (2011)

Um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo.

No entanto, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois.


3. Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

Mesmo com o raciocínio lento, Forrest Gump nunca se sentiu desfavorecido. Graças ao apoio da mãe, ele teve uma vida normal.

Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo infantil.

Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce, mas perturbada Jenny.

4. Até o ultimo Homem (2016)

O filme é baseado na história real de Desmond Doss (interpretado por Garfield), o primeiro soldado a alegar imperativo de consciência ao ser condecorado com a Medalha de Honra do governo americano. Doss se recusava a pegar em armas e a matar, por motivos pessoais e religiosos, mas mesmo assim se alistou no Exército durante a Segunda Guerra Mundial porque acreditava ser a coisa certa a fazer.

4 filmes para PLANEJADORES

O perfil planejador também é relacional, mas suas principais características são a linearidade, os processos, a segurança e a harmonia. A pessoas com esse perfil tendem a serem empáticos e conseguem enxergar a cena como um todo, não apenas as fragmentos.

Pensando nisso, os filmes que mais atraem são histórias completas, capazes de associar uma ação a próxima cena, criando uma narrativa que prende e atrai.

1. Prenda-me se for Capaz (2002)

Frank Abagnale Jr. já trabalhou como médico, advogado e co-piloto, tudo isso antes de completar 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários.

Dessa forma, ele se torna o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas, em seu encalço, está o agente do FBI Carl Hanratty, que utiliza todos os meios que tem ao seu dispor para encontrar e prender Frank.

2. Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Vencedor do Oscar de melhor filme em 2016. Um grupo de jornalistas investiga o abuso de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja.

Eles conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos e o envolvimento de líderes religiosos que tentaram ocultar os casos.

3. A Origem (2010)

Dom Cobb é um ladrão com a rara habilidade de roubar segredos do inconsciente, obtidos durante o estado de sono. Impedido de retornar para sua família, ele recebe a oportunidade de se redimir: plantar uma ideia na mente do herdeiro de um império.

Para realizar o crime perfeito, ele conta com a ajuda do parceiro Arthur, o discreto Eames e a arquiteta de sonhos Ariadne. Juntos, eles correm para que o inimigo não antecipe seus passos.


4. O Jogo da Imitação (2014)

Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável.

A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de “Enigma”, enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.

4 filmes para ANALISTAS

Os analistas são perfis conhecidos pelo seu realismo e erudição. São pessoas mais introvertidas e focadas, por isso conseguem atuar com o máximo de qualidade.

Por isso, filmes que chamam a atenção desse perfil são aqueles que contam a trajetória e a narrativa de pessoas geniais ou cenários disruptivos.

1. Uma Mente Brilhante (2001)

John Forbes Nash Jr. é reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Cedo, casa-se com uma bela mulher, mas logo começa a dar sinais de esquizofrenia.

Após anos de luta contra a doença, ele acaba ganhando o prêmio Nobel.

2. Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)

O jovem músico Andrew Neiman batalha para ser o melhor baterista de jazz de sua geração. Para isso, acaba sofrendo nas mãos de um exigente mestre do jazz, o professor Terence Fletcher, que acaba ultrapassando limites, o que leva Andrew a transformar seu sonho em obsessão e colocar em risco sua saúde física e mental.

3. Ela (2013)

Em Los Angeles, o escritor solitário Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível, chamada Samantha.

4. Gênio Indomável (1997)

Will é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. O psicólogo Sean Maguire o ajuda a formar sua identidade e lidar com as emoções, direcionando-o na vida.

Vale ressaltar que os longas podem ser utilizados em diferentes estratégias de engajamento e envolvimento com os colaboradores, inclusive em momentos de crise.

Os filmes de acordo com o perfil comportamental são ótimas ferramentas para conseguir engajar o colaborador, mostrando histórias de superação e com fácil correlação às competências e aos valores do funcionário.

Fonte: Blog Solides

Deixe seu comentário

comentários

Deixe o seu comentário